FirstCom

Notícias e Releases
ACADEMIA DÁ DICAS DE EXERCÍCIOS PARA GESTANTES
(28.03.2011)


 

Saúde, disposição, bem-estar e recuperação tranqüila. Contours oferece orientação de exercícios físicos para serem realizados durante a gravidez.

 

São Paulo, março de 2011 - A prática de atividade física vem sendo discutida como principal fonte de longevidade e saúde, aliada à alimentação saudável. Em casos de mulheres, essa preocupação deve ser ainda maior, principalmente para aquelas que pretendem ter filhos. Se bem preparadas fisicamente passam pela fase da gravidez com tranquilidade, além de voltar rapidamente à forma física anterior à gestação.

 

Como um dos recursos para mulheres que buscam gestações tranquilas, médicos têm incluído a atividade física no processo de pré-natal. Os exercícios são recomendados para a melhora de qualidade de vida, aliados sempre à boa alimentação. "A prática regular de exercícios é recomendada em qualquer situação, inclusive para mulheres que pensam em engravidar ou que já estão na fase da gestação. Nesse caso, a prática correta dos exercícios pode ajudar a musculatura mais afetada durante o período", explica Luciana Caetano, consultora de desenvolvimento da academia Contours.

 

A Contours, como academia feminina de atendimento completo e personalizado, trabalha no formato de circuitos, com treinos de 30 minutos, em ambiente feminino e com apoio de profissionais da área física e nutricional. A rede e seus profissionais estão aptos a receber mulheres que queiram melhorar a qualidade de vida, aumentar a autoestima e ficar cada vez mais perto de uma gravidez saudável.

 

A recomendação dos médicos para a prática de atividade física está relacionada também ao desconforto que o período de gestação traz e que pode ser aliviado por meio de exercícios que aliviam dores nas costas, aumentam a resistência cardiorrespiratória e muscular, além de amenizar a formação de varizes. Exercícios que utilizam a cintura e o quadril podem auxiliar no controle de músculos da bexiga e na prevenção de incontinência urinária, bem como fortalecem e tonificam os músculos da pelve, os abdominais e os lombos dorsais.

 

 Para isso, a professora Luciana Caetano reuniu algumas dicas que podem auxiliar a mulher gestante e amenizar o incômodo causado pela fase.

 

Recomendações iniciais:

A principal dica da profissional da Contours, Luciana Caetano, é que qualquer exercício físico, nessa fase, seja indicado pelo médico ginecologista que acompanha o pré-natal. "A gestante deve procurar atividades leves e ser acompanhada por um profissional que saberá exatamente quais exercícios são adequados para o período da gestação e quais são os ideais para aliviar os desconfortos e fortalecer as musculaturas mais exigidas nessa fase", explica Caetano.

 

Além disso, Luciana recomenda que os exercícios sejam regulares, pelo menos 3 vezes por semana, e que todo programa de atividade comece em um ritmo mais leve e avance gradualmente.

"Os exercícios podem ser feitos 3 vezes com 12 repetições. Também recomendamos outras atividades que não requerem muito esforço físico, como caminhada, hidroginástica, natação e bicicleta (ergométrica)", complementa.

"Exercícios são muito importantes, se feitos de acordo com as orientações do médico e do profissional de educação física, mas a qualquer sinal de tontura, dor abdominal, dor de cabeça ou no peito, hemorragia vaginal ou incômodo, o exercício deve ser interrompido, para preservar a saúde da mãe e do bebê", finaliza Luciana Caetano.

 

Dicas de Exercícios:

Para que a grávida possa manter o ritmo e se exercitar em casa, a professora da Contours, Luciana Caetano, dá algumas dicas de exercícios simples que não necessitam de grandes estruturas para realizá-los.

Cócoras

Nesta posição, a grávida fica de cócoras com os braços apoiados nos joelhos. Ela deve contrair e relaxar a pelve, como se estivesse segurando a urina. Com este tipo de exercício, a gestante aprende a controlar melhor os músculos envolvidos na gravidez e obtém maior nível de relaxamento, o que irá ajudá-la no momento do parto.

 

Contração da pelve

Com as mãos e os joelhos no chão, a gestante deve fazer o mesmo tipo de esforço que o exercício de cócoras. Esta atividade vai ajudar a posicionar o bebê corretamente.

 

Ponte

Para este exercício, a gestante fica deitada com a barriga para cima e com os joelhos flexionados; movimenta lentamente o quadril para cima e volta.  Além de evitar parto prematuro, esse tipo de exercício ajuda a evitar dores nas costas e no nervo ciático, que costuma incomodar as gestantes.

 

Alongamento

Essencial para qualquer atividade física, o alongamento se torna ainda mais importante nessa fase. É ideal para aliviar dores nas costas e deve ser feito antes e depois dos exercícios.

Para realizá-lo com tranquilidade, a professora orienta que a gestante fique sentada, com as pernas abertas para as laterais e alongue o tronco para os dois lados e para frente.

 

Sobre a Contours

A rede americana Contours (www.contoursexpress.com), academia exclusivamente para mulheres, está presente em 28 países, como Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e África do Sul, somando mais de mil unidades em todo mundo. No Brasil, a rede possui unidades em 18 estados brasileiros com mais de 105 franquias vendidas, sendo 81 já em operação.

 

A Contours oferece um método dinâmico que mescla exercícios aeróbicos com equipamentos de musculação exclusivos e concebidos especialmente para o corpo da mulher. O circuito de 30 minutos muda a cada semana e ainda incorpora acessórios diferenciados que intensificam a prática e tornam as aulas mais divertidas, tais como mini cama-elástica, saco de boxe, fitball, caneleiras, halteres, slide, corda e rubber, entre outros itens. Além dos circuitos, a academia oferece pilates, yoga, matpilates, tratamento facial e corporal, nutrição e avaliação física.

 

 

Mais informações para a Imprensa:

FirstCom Comunicação (http://www.firstcom.com.br/)

Luis Claudio Allan - (luisclaudio@firstcom.com.br)

Fabiana Mello - (fabiana@firstcom.com.br)

Julyana Castro - (julyana@firstcom.com.br)

Tel. (11) 3034-4652 / 4662

 

 



 
Comentarios

FotoComentario
Postado por lucia wanderley
em 18/10/2012 às 07:44:28

bom dia meu nome é lucia eu sou uma enfermeira particular para recén-nacidos. meu blogg encantadorade bebêsbrsil.obrigada tb farei sua propaganda com as patroas...

AvalieEsteRelease

5 (1)  


DeixeUmComentario

* Nome:

* Email:

* Comentário:

* Código de validação:

 


 
VejaTambem


Outras Notícias e Releases

Avenida Pedroso de Morais, 2.188 - CEP: 05420-003 - Pinheiros - São Paulo / Tels. / Fax : (11) 3034-4662 e 3034-4668
Criado por A2C